terça-feira, 30 de março de 2010

Atividade 2.5 - Planejamento

Atividade 2.5 Portifólio – “Planejamento”
EM. Marechal Rondon – Pólo – Coxim-MS
Prof. Bernaldo Luiz
Componente curricular – Ciências


Atividade – 2.5
Tutora: Marilu Ribeiro
Curso 100 horas – NTE – Coxim-MS

Água: fonte de vida

Desenvolvimento
Apresentação
Introdução
Público alvo
Duração
Recursos
Estratégias
Avaliação



Água: fonte de vida

H2O, líquido precioso, ouro branco, etc. essas são algumas denominações do líquido indispensável à vida do homem e do planeta. A água potável está escasseando, alguns a usam indiscriminadamente, desperdiçando-a. Preservar a água é preservar as diversas formas de vida.


Água: fonte de vida

Desenvolvimento

O tema tem a função de despertar e sensibilizar o educando sobre a conservação e o uso adequado da água. Para que isso aconteça, além dos conceitos e informações, faz-se necessário mudar hábitos e adquirir novas posturas. O educando deverá entender que sem a água não haverá vida; que as nossas atitudes locais poderá afetar ou auxiliar nas atitudes globais de maneira positiva ou negativa.

Objetivo

- Sensibilizar os alunos sobre a importância da água e o seu uso adequado:
- Despertar a sensibilização ao respeito com o meio ambiente e as diversas formas de vida;
- Conhecer a sede da empresa fornecedora da água e de onde (local) que essa água é obtida;
- Saber que produtos químicos são adicionados à água para consumo;
- Conhecer a legislação de proteção à água;
- Compreender a utilização da água no dia a dia, na agricultura, hidrelétricas, etc.;
- Proporcionar o uso das tecnologias no aprendizado e também na preservação da água;
- Demonstrar através de textos, filmes, vídeos,a problemática da água no planeta e a quantidade de água doce disponível;
-Promover campanha dentro da própria escola sobre o uso consciente da água.

Público alvo

- Alunos do 6º (sexto) ano do ensino fundamental.

Duração

- Três aulas.

Metodologia

Os recursos a serem utilizados serão textos e hipertextos, filmes e vídeos, palestras com profissionais de empresa fornecedora de água e visita a mencionada empresa com o objetivo de saber a origem (fonte) e tratamento da água. Os alunos farão um relatório sobre o assunto abordado, utilizando a sala de tecnologia da escola citada.

Estratégias

1ª aula
Conversa com os alunos sobre o assunto, com o objetivo de observar se os mesmos possuem um pré-conhecimento dos mesmos, ouvindo as opiniões e observando o interesse sobre o tema. Solicitar que os alunos leiam os textos e hipertextos que tratam do assunto. Leituras de sites como: www.pime.org.br/mundoemissao/ecologiafonte; www.pime.org.br/missajovem/micfagua; www.rc.br./ib/cea;
Essas visitas aos sites irá familiarizar o aluno em estudar e pesquisar usando a internet, selecionando conteúdos em consonância com o tema abordado.

2ª aula
Visita à empresa fornecedora de água e palestra com profissionais da empresa, com o objetivo de conhecer de onde vem a água que usamos e a forma de tratamento da mesma.

3ª aula
Na sala de tecnologia, os alunos elaborarão relatórios sobre os sites visitados, a visita e palestra na empresa fornecedora de água, fazendo conclusão própria sobre o tema. O relatório poderá ser feito em dupla , imprimindo e expondo em forma de leitura compartilhada.

Avaliação

Será efetuada a partir da observação, participação e interesse do aluno nas diversa etapas da aula, enfocando os relatórios produzidos nas sala de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário